O Tribulus terrestris ou tribulus (palavra compartilhada com outras espécies) é uma planta coberta de espinhos proveniente do sul da Europa, África, Ásia e norte da Austrália.
Preço
O preço do Tribulus Terrestris depende da quantidade de miligramas e da forma de consumo (cápsulas ou em pó). A quantidade, geralmente, recomendada é entre 500 e 1000 mg.
Para que Serve
É uma planta anual, ou seja, germina, cresce e morre no curso de um ano, floresce em climas frios, formando grandes matas.
As pessoas usam o fruto, a folha ou a raiz da planta do tribulus como medicamento ou suplemento.
O Tribulus terrestris é recomendado principalmente para a saúde masculina. Tem benefícios importantes para a virilidade e vitalidade, e mais especificamente para a saúde cardiovascular e urogenital. É um custo comum, por suas propriedades, as quais aumentam a libido e testosterona.
O Tribulus terrestris é um importante potenciador da libido. Numerosos estudos têm demonstrado a sua eficácia no aumento do bem-estar sexual e a função erétil.
Os compostos ativos e presentes na planta Tribulus terrestris, especialmente as saponinas (dioscina, diosgenina, ou protodioscina) que melhoram a síntese de hormônio luteinizante (LH) pela pituitária, e isso, por sua vez, estimula as células dos testículos para produzir testosterona.
Para aquelas pessoas que fazem exercício e costumam ir à academia, em cada sessão de treino ocorre uma série de reações no organismo. A nível fisiológico, ocorre uma secreção hormonal, enquanto que a nível físico, um estímulo da massa muscular.
Nestes casos, uma contribuição de nutrientes adequada é fundamental para propiciar que o corpo aproveite dos trabalhos de regeneração, recuperação e crescimento muscular.
Nesta situação, o Tribulus terrestris pode intervir no processo em que o organismo libera os hormônios anabólicos, como a testosterona. Com o Tribulus terrestris a produção natural é prorrogado, obtendo resultados muito mais satisfatórios.
Como tomar
A dose média recomendada é de 2 a 3 gramas por dia, ainda assim, é importante ter em conta a percentagem de saponinas. Os produtos mais eficientes e os mais recomendados são aqueles que têm entre 80-90% de saponinas.
Não é aconselhável consumir mais de sete ou oito semanas seguidas, sem descanso. Recomenda-Se fazer um descanso de um par de semanas a cada 7 ou 8 semanas.
Apesar de que o Tribulus terrestris é um suplemento seguro e natural, não é aconselhável seu uso para mulheres grávidas e em período de lactação ou a pessoas diabéticas.
Se você tem problemas de próstata, não é recomendável consumir Tribulus terrestris sem antes consultar um médico.
Benefícios
O uso do Tribulus terrestris é tradicional na China e na Índia, devido a suas incríveis benefícios e propriedades para a saúde. Seu emprego tem sido promovido para tratar uma variedade de doenças: problemas urinários, renais ou de próstata.
Como já discutimos anteriormente, esta planta aumenta a resistência, a libido e a função sexual para os homens, e melhora o desempenho sexual e a sensibilidade para a maioria das mulheres.
É amplamente utilizado por atletas e fisiculturistas, já que melhora a musculatura e resistência. Também foi encontrado que alivia os sintomas da menopausa, como ondas de calor, depressão e instabilidade emocional.
O uso regular de Tribulus durante a menopausa pode ajudar a insônia, hipertensão, irritabilidade e perda de interesse sexual. 65% das mulheres tratadas em um estudo relataram um aumento no desejo sexual depois de usar esta planta.
Boas notícias também para aqueles que costumam praticar exercícios ou ir à academia de forma regular, pois o Tribulus terrestris reduz o colesterol e melhora o estado de ânimo e bem-estar.
Esta erva ayurvédica, é usado tradicionalmente para as dificuldades urinárias e próstata. Sabe-se também que estimula o fígado, portanto, pode ajudar na decomposição das gorduras e o colesterol.
Nos homens, estimula a secreção do hormônio luteinizante LH que estimula a testosterona nas gônadas. Os estudos demonstraram que aumenta a produção de espermatozoides, bem como a atividade sexual. É indicado para aumentar a libido, fortalecer a ereção e acelerar a taxa de recuperação sexual.
Benefícios do Tribulus terrestris
Benefícios hormonais
- Otimiza e melhora os níveis hormonais de testosterona.
- É um incrível afrodisíaco natural. Estimula a libido tanto em homens e mulheres.
- Aumenta o crescimento muscular.
- Melhora a disfunção erétil.
- Aumenta a produção de espermatozoides e, portanto, a fertilidade.
- Aumenta o número hormonas femininas relacionadas com a ovulação.
- Reduz os problemas relacionados com a menopausa.
Benefícios para o estado anímico
- Regula o sistema nervoso.
- Melhora o descanso noturno e diminui a insônia.
- Melhoria e acalma a ansiedade, irritabilidade e nervosismo.
- Melhora o nosso estado de humor.
- Reduz os sintomas de depressão.
Benefícios cardiovasculares
- Apoio à função do músculo cardíaco.
- Diminui os problemas cardíacos decorrentes da hipertensão.
- Reduz o colesterol LDL (mau colesterol).
- Melhora a circulação sanguínea.
Benefícios para o sistema imunológico
- Fortalece e estimula o sistema imune.
- Combate a fadiga crônica.
- Aumenta nossa energia.
- É um protetor hepático e renal.
- Também serve como protetor para a próstata e do sistema urinário.
Efeitos colaterais
O consumo de Tribulus terrestris é seguro e não causa importantes efeitos colaterais. Os suplementos como este são seguros para a maioria das pessoas quando são tomados por via oral durante um período curto de tempo.
O Tribulus é utilizado de forma segura em estudos de investigação que têm durado até 90 dias.
Os efeitos colaterais geralmente são leves e pouco comuns, mas podem incluir:
- dor de estômago;
- cólicas;
- diarreia;
- náuseas;
- vômitos;
- prisão de ventre;
- excitação;
- dificuldade para dormir ou sangramento menstrual abundante.
Comer de forma direta o fruto não é seguro e aconselhável.
Precauções e advertências especiais
Gravidez e amamentação
- Não é aconselhável consumir durante a gravidez. Pesquisas em animais sugerem que o Tribulus pode prejudicar o desenvolvimento fetal.
- Não existe informação suficiente sobre a segurança do uso do Tribulus durante a amamentação, por isso, não é recomendável.
Diabetes
- O Tribulus pode diminuir os níveis de açúcar no sangue.
- É possível que o médico deva ajustar a dose dos seus medicamentos para a diabetes.
Restrições
- O Tribulus pode afetar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Isto pode interferir com o controle da pressão arterial durante e após a cirurgia.
- É aconselhável deixar de consumir pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.